Conecte Conosco

Centro-Oeste

Umidade e calor intensos marcam o fim deste verão no Distrito Federal

Publicado

em

O DF enfrenta dias com máximas de três a quatro graus acima da média, umidade alta e pancadas de chuva

Os últimos dias do verão devem ser de calor e bastante umidade no Distrito Federal, de acordo com o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet). As temperaturas máximas devem ficar em torno de 3ºC a 4ºC acima da média para o período na capital. De acordo com Glauco Freitas, meteorologista do Inmet, a sensação de abafamento associada com a alta umidade continuará, o que provoca uma maior sensação térmica e mais desconforto.

“As dicas para enfrentar o calor desse período são as mesmas para o período da seca, como hidratação e uso de protetor solar. A atenção precisa ser redobrada com crianças e idosos. Como no calor úmido se transpira mais, a desidratação é ainda mais rápida para esses grupos”, alerta Glauco.

Em dias em que o sol aparece mais, brasilienses aproveitam para irem se refrescar nas águas frias da Água Mineral, no Parque Nacional de Brasília.

 18/03/2024. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Dia de calor intenso na piscina da Água Mineral em Brasília.

Dias de calorão levam brasilienses à piscina da Água Mineral. “Água gelada”, comemora Fotini Balafouti(foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Já a grega Fotini Balafouti, 40, prefere o período mais úmido do ano do que os meses em que a umidade relativa do ar fica abaixo dos 20%. “É muito seco e tropical para mim, não estou acostumada. Minha rinite e sinusite atacam”, reclama a professora. “Prefiro umidade. Eu sou friorenta, então consigo dormir sem ventilador. E sempre venho para a Água Mineral, porque é perto e a água é gelada”, completa.

O garçom Lucas Rocha Brandão, 26, também aproveita os dias mais quentes na Água Mineral. “Também gosto de ir pro lago e tomar uma cervejinha bem gelada”, confessa.

O meteorologista Glauco Freitas informou  que as temperaturas devem ficar acima da média apenas até quinta-feira (21/3), quando as máximas devem cair para 27ºC e 28ºC, com chuvas mais distribuídas.

Correio Braziliense

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados