Mundo
Shell recebe autorização para explorar gás na Venezuela
A Venezuela concedeu nesta quinta-feira (11) uma autorização para a empresa britânica Shell realizar a exploração e exportação de gás natural. Esta medida integra um movimento mais amplo de retorno de grandes companhias internacionais ao país, incentivadas por uma recente reforma na legislação de hidrocarbonetos que abriu o mercado para investimentos estrangeiros.
Delcy Rodríguez, presidente interina, promovida em janeiro uma nova lei diante da pressão dos Estados Unidos, após uma ação militar que resultou na captura de Nicolás Maduro.
Com essa autorização, a Shell está apta a explorar o campo Loran, que compreende sete reservas de gás natural, sendo seis limítrofes com Trinidad e Tobago, conforme divulgado pela presidência venezuelana.
Rodríguez destacou que essa concessão representa um avanço significativo para o desenvolvimento da indústria do gás no país e para sua capacidade de exportação. Ela ressaltou que o campo de gás havia sido negligenciado por 23 anos.
Após a aprovação da reforma da lei no final de janeiro, o governo dos Estados Unidos começou a aliviar as sanções contra a Venezuela, país que detém as maiores reservas petrolíferas do planeta, além de vastas reservas de gás natural.
Peter Costello, presidente de Exploração e Produção da Shell, afirmou que a assinatura dos contratos representa um marco positivo tanto para a Shell quanto para a Venezuela, evidenciando uma colaboração duradoura entre as partes.
O governo também firmou parcerias com outras relevantes empresas mundiais de petróleo, como a britânica BP e a espanhola Repsol.
Especialistas na área de petróleo observam que a Venezuela perde bilhões de pés cúbicos de gás natural, ocasionando impactos econômicos significativos e causando danos graves ao meio ambiente.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login