Conecte Conosco

Destaque

Violência doméstica pode crescer durante a Copa, alerta GDF

Publicado

em

Alerta sobre a violência doméstica durante a Copa do Mundo 2026

A Copa do Mundo 2026 começa nesta quinta-feira, 11 de junho, e junto com a empolgação do futebol, surge um alerta importante: os casos de violência doméstica têm aumento em dias de jogos. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros nesse período podem crescer quase 26%.

Enquanto muitos torcem pela Seleção Brasileira, algumas mulheres enfrentam um cenário de medo e agressões em casa. Para ajudar a combater essa situação, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) mantém serviços de acolhimento, orientação e proteção 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Localizada em Ceilândia, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) é a principal porta de entrada para mulheres em situação de violência no Distrito Federal. O local oferece atendimento especializado, escuta qualificada e encaminhamentos para garantir suporte imediato.

Entre 2023 e 2025, a Casa realizou 98.840 atendimentos, mostrando a importância da estrutura na luta contra a violência. O espaço também conta com alojamento, encaminhamento para a Casa Abrigo e atendimento a crianças órfãs do feminicídio no programa Acolher Eles e Elas.

Jackeline Aguiar, secretária interina da Mulher, destaca: “A Casa da Mulher Brasileira acolhe mulheres no momento que buscam ajuda, seja em risco imediato ou para orientação. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher enfrente a violência sozinha. Queremos uma Copa marcada pela alegria do esporte, nunca pela violência contra as mulheres.”

Como denunciar e buscar ajuda

  • 190 – Polícia Militar do Distrito Federal
  • 197 – Polícia Civil do Distrito Federal
  • 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • 156, opção 6 – Central de Atendimento do GDF
  • Maria da Penha Online

Mulheres em situação de violência podem ainda procurar diretamente a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Casa da Mulher Brasileira (CMB)
Telefone: (61) 3181-1474
E-mail: cmb@mulher.df.gov.br
Endereço: CNM 1, Bloco I, Lote 3, Ceilândia

Durante toda a Copa do Mundo, a Casa da Mulher Brasileira estará aberta para acolher, orientar e proteger as mulheres.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados