Conecte Conosco

Destaque

GDF investe R$ 3,7 mi para cuidar do Cerrado

Publicado

em

GDF anunciou um investimento de R$ 3.714.090,63 no projeto Recupera Cerrado II, uma nova fase da iniciativa de recuperação deste importante bioma que começou em 2019. Este projeto será realizado em parceria com o Instituto Rede Terra e contará com recursos do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam-DF).

Desde o início das ações, cerca de 390 hectares de áreas públicas foram restaurados em unidades de conservação e zonas de preservação permanente. O Cerrado, devido às longas estiagens, incêndios frequentes e atividades humanas, demanda um monitoramento constante após o plantio das mudas.

Para a governadora Celina Leão, este trabalho é um compromisso com o futuro. Ela destaca que o projeto fortalece a preservação do bioma, protege os recursos hídricos e contribui para uma melhor qualidade de vida para a população do Distrito Federal.

Ao longo de 18 meses, as ações serão feitas em parques e áreas de conservação próximas ao Lago Paranoá. As metas incluem a manutenção das áreas já recuperadas, o plantio de 20 mil mudas nativas de grande porte e a semeadura de 2,6 toneladas de sementes nativas em 218 hectares.

As equipes de campo também irão controlar pragas e espécies invasoras, realizar adubação e irrigação necessária para garantir o sucesso do plantio mesmo em períodos de seca.

Rafael Santana, secretário do Meio Ambiente, ressalta que essa ampliação da vegetação ajuda a reduzir ilhas de calor, aumentar a umidade do ar e proteger a qualidade da água do Lago Paranoá, beneficiando ainda a fauna local. O projeto demonstra o compromisso do GDF com políticas ambientais que enfrentam as mudanças climáticas, promovendo a recuperação ecológica e fortalecendo a resiliência da região.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados