Brasil
STF anuncia ponto facultativo na segunda para jogo da seleção brasileira na Copa
O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, marcada para as 14h. Os prazos processuais que terminariam nessa data serão automaticamente transferidos para terça-feira (30).
A decisão foi oficializada pela Portaria GDG 146/2026, assinada nesta quinta-feira (25) pela diretora-geral da secretaria do tribunal, Desdêmona Tenório de Brito Toledo Arruda. Cada setor do tribunal ficará encarregado de garantir a continuidade dos serviços essenciais durante o ponto facultativo.
Essa não é a primeira vez que a competição mundial altera o funcionamento do tribunal. Na última quarta-feira (24), o presidente da Corte, o ministro Edson Fachin, encurtou a sessão plenária para que os ministros pudessem acompanhar a partida do Brasil contra a Escócia. “Nenhum de nós está imune”, disse ele.
A ministra Cármen Lúcia recordou que o STF já havia adotado medida semelhante em 2006, e o ministro Fachin comentou, em tom de brincadeira, que a Corte manteria essa prática como precedente.
O adversário do Brasil para o jogo de segunda ainda não está definido. Na quinta-feira (25), às 20h, acontecerão os confrontos Japão x Suécia e Tunísia x Holanda, pelo Grupo F. Caso as posições do grupo permaneçam as mesmas, o Brasil enfrentará o Japão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login