Conecte Conosco

Brasil

Theatro Municipal e outros prédios históricos de SP são alvo de pichação

Publicado

em

Turistas que passam pelo centro histórico lamentam situação que encontram. GCM atendeu 133 chamados de vandalismo a prédios públicos só em 2015.

 

O Theatro Municipal de São Paulo e outros prédios na região central da cidade de São Paulo se tornaram alvo de vandalismo. Edifícios históricos e centenários estão pichados e deteriorados, e turistas que visitam o Centro lamentam a situação que encontram.

Um deles é o Theatro Municipal, símbolo da época da fortuna dos barões do café do século 20, e que completou 100 anos em 2011. O espaço fez a capital paulista entrar no roteiro internacional de grandes espetáculos, mas, mesmo a importância do edifício e três grandes reformas desde a inauguração não impediram a ação de pichadores nas laterais e colunas.

Um grupo de estudantes da Zona Leste de São Paulo esteve no Theatro Municipal nesta sexta-feira (4) e não esperava encontrar uma situação tão degradante. “Eu acho que é totalmente contra o que a gente prega na escola: cidadania, educação…”, lamentou a professora Vera Lúcia Mecina.

No entorno do Municipal, também é fácil encontrar degradação em outros prédios. É o caso da Secretaria Estadual da Agricultura, com riscos em pedras centenárias, e do clássico edifício Martinelli, inaugurado em 1929, que não escapou das pichações.

“A cidade é tão bonita, é um cartão postal aqui no Centro da cidade e a gente se depara com isso é bem feio”, disse a produtora cultural Fabrícia Vivas. “Na minha escola, nós aprendemos com a arte com a pintura nos muros da escola, nós pintamos a escola inteira. Quem faz esse tipo de coisa é uma pessoa desocupada”, completou o estudante Gustavo de Oliveira.

Pichar patrimônios públicos e crime e a pessoa que fora flagrada pode ser presa. A Prefeitura de São Paulo informou que, só em 2015, a Guarda Civil atendeu 133 chamados de vandalismo em equipamentos públicos. A Polícia Militar também age quando é acionada e pede para as pessoas ligarem para o 190 quando verem alguma coisa.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados