Mundo
Chuva forte perto de Tóquio causa enchentes e mortes
Durante a madrugada, uma chuva intensa e sem precedentes atingiu cidades próximas a Tóquio, resultando em alagamentos nas ruas e em dezenas de residências. Milhares de moradores ficaram isolados, enfrentando cortes de energia, e o desastre causou a morte de pelo menos cinco pessoas, além de um desaparecido.
Na manhã desta sexta-feira, 14, a Agência Meteorológica do Japão reduziu o alerta máximo de chuva forte em mais de doze municípios na província de Chiba, devido à diminuição da chuva, mas alertou para a possibilidade de novas precipitações ao longo do dia.
Imagens captadas pela televisão e fotos mostraram após o amanhecer danos extensos, com residências, veículos e trechos de linhas ferroviárias submersos pela água turva.
A Força Terrestre de Autodefesa mobilizou ônibus para retirar cerca de 4.000 pessoas que passaram a noite na estação de Soga, localizada numa linha ferroviária local que também serve a região do Tokyo Disney Resort. A operação foi finalizada hoje. Vale destacar que o parque temático não sofreu danos.
Milhares de pessoas permaneceram retidas no aeroporto de Narita durante a noite, que atende a área de Tóquio, e foram liberadas gradativamente após a retomada parcial dos serviços ferroviários na manhã de hoje, ainda que com atrasos. Os voos operavam normalmente, e muitos viajantes retornavam para casa após o feriado budista de Obon. Centenas encontraram refúgio no prédio do governo da província de Chiba durante a noite.
As autoridades confirmaram a morte de cinco indivíduos e o desaparecimento de outro. Entre as vítimas estão um homem encontrado boiando em uma via alagada na cidade de Ichikawa, e uma mulher presa dentro de um veículo inundado na cidade de Sakura. Outras duas pessoas foram consideradas provavelmente mortas após serem retiradas de carros submersos em Kashiwa e na própria cidade de Chiba.
Mais de 170 residências foram invadidas pela água na província, e até a tarde de hoje mais de 300 pessoas estavam abrigadas em locais públicos, conforme dados do governo local.
Na província de Chiba, um volume recorde de 11,5 centímetros de chuva caiu em apenas uma hora, enquanto em Sakura a marca foi de 9,7 centímetros no mesmo período, ambos recordes históricos. Durante uma coletiva de emergência transmitida pela televisão, o meteorologista Takuya Hosomi afirmou que os níveis de precipitação observados nunca foram registrados antes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login