Conecte Conosco

Brasil

Gestores de Educação têm até 17/05 para aderir à prova PND 2026

Publicado

em

As redes de ensino interessadas em utilizar a nota dos participantes da Prova Nacional Docente (PND) para selecionar professores da educação básica têm até as 23h59 desta quarta-feira (17) para se inscreverem no processo.

A adesão é voluntária e deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), usando a senha da plataforma Gov.br.

A PND foi desenvolvida para auxiliar as redes públicas na contratação de docentes e contribuir para a melhoria da entrada na carreira do magistério em todo o país. Os resultados de cada edição do exame valem por três anos.

Este exame pode substituir as provas objetiva e discursiva exigidas nas seleções de professores da educação básica feitas pelas redes de ensino.

As redes municipais, estaduais e do Distrito Federal que já aderiram à PND em 2025 devem confirmar novamente o interesse na utilização da nota por meio do sistema oficial do MEC, observando o novo prazo. No ano passado, 1.508 municípios e 22 estados participaram da PND.

O MEC informa que a adesão poderá ser cancelada a qualquer momento pelo Simec.

Sobre a Prova

O MEC publicará a lista dos entes incluídos no sistema antes do início das inscrições para a PND, que começam em 22 de junho.

A prova está agendada para o dia 20 de setembro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame será dividido em dois blocos:

  • Formação geral docente: 30 perguntas objetivas e uma discursiva, que avalia competências pedagógicas, entendimento de temas da realidade brasileira e mundial, comunicação escrita e raciocínio lógico.
  • Componentes específicos: 50 questões objetivas para avaliar o conhecimento em uma das 21 áreas escolhidas pelo candidato.

Esta prova faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, uma iniciativa pública que pretende fortalecer a formação dos docentes, incentivar a entrada de professores na rede pública e valorizar os profissionais do magistério.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados