Brasil
Lula se encontra com UE para discutir carne; reunião com Trump no G7 está difícil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se nesta terça-feira (16) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, para tratar da proibição da carne brasileira no bloco europeu.
Governo descarta um encontro com Donald Trump para discutir o possível aumento de tarifas sugerido pela Casa Branca no início do mês. Segundo integrantes do governo, mesmo que haja um breve encontro informal entre os dois, não seria possível resolver um tema tão complexo nesse curto espaço de tempo.
Lula chegou a Évian-les-Bains, nos Alpes Franceses, local da cúpula do G7, nesta segunda-feira, e havia especulações sobre uma reunião com Trump como motivo da visita rápida. O convite foi feito pela presidência francesa em fevereiro, mas só aceito no início do mês atual, após os Estados Unidos indicarem a possibilidade de impor novas tarifas ao Brasil devido a alegações de “práticas econômicas desleais”.
De acordo com membros do governo, nunca houve tentativa concreta de marcar uma nova reunião bilateral entre os presidentes, que já se encontraram em maio na Casa Branca. Nenhuma das delegações buscou organizar esse encontro.
Uma possibilidade durante o G7 seria um encontro rápido entre líderes nos corredores do evento, similar ao ocorrido na Assembleia Geral da ONU no ano anterior, porém, assessores de Lula afirmam que não é viável discutir um tema sensível como tarifas de forma tão breve.
Carne na agenda com a União Europeia
O encontro bilateral com Ursula Von der Leyen está confirmado para esta terça, assim como com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi. O principal assunto será o bloqueio da carne bovina brasileira nos países europeus, embora outros temas também estejam na pauta.
Na segunda-feira, o presidente se reuniu com o presidente da Suíça, Guy Parmelin, em Genebra, além do anfitrião do G7, Emmanuel Macron. Nessas reuniões, discutiram comércio bilateral e firmaram o compromisso de trabalhar na diversificação das exportações.
Discutiu-se ainda o acordo Mercosul-EFTA, que envolve Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. Para o Planalto, este acordo abre oportunidades para ampliar o comércio em meio a um cenário global de crescente protecionismo e unilateralismo.
O encontro de líderes ocorre no mesmo hotel, com circulação de jornalistas bastante restrita. A cidade de Évian-les-Bains, localizada nos Alpes Franceses, está sob forte esquema de segurança, praticamente isolada durante a cúpula.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login