Conecte Conosco

Brasil

OEA enviará equipe internacional para observar eleições no Brasil

Publicado

em

A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou que irá enviar uma equipe internacional de observadores para acompanhar as eleições gerais que ocorrerão em outubro no Brasil. Os membros desta equipe visitarão os locais de votação e se reunirão com autoridades brasileiras durante o primeiro e segundo turnos do pleito.

O acordo que permitirá a entrada dos observadores no país foi assinado nesta quinta-feira (13) pelo secretário-geral da OAB, Albert Ramdim, e pelo representante brasileiro na organização, Benoni Belli.

O envio de representantes de missões internacionais para monitorar o processo eleitoral brasileiro é uma prática comum, realizada por meio de acordos de cooperação internacional. Do mesmo modo, autoridades brasileiras também são enviadas ao exterior para acompanhar eleições em outros países.

Esta será a quinta vez que a OEA envia sua equipe ao Brasil para este propósito, iniciando essa prática nas eleições presidenciais de 2018. Na eleição presidencial de 2022, a OEA constatou que o processo eleitoral ocorreu de forma ordeira e sem irregularidades.

Missões Internacionais

Além da OEA, outras entidades já confirmaram o envio de observadores internacionais para as eleições brasileiras, entre elas a União Europeia, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), a Liga dos Estados Árabes e a Rede dos Órgãos Jurisdicionais de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Rojae-CPLP).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados