Conecte Conosco

Brasil

Rui Costa Pimenta propõe melhorar direitos trabalhistas e saúde pública

Publicado

em

As propostas do candidato à Presidência da República pelo PCO, Rui Costa Pimenta, abrangem 15 áreas temáticas, abrangendo mercado de trabalho, reforma agrária, habitação e saúde. Na saúde, a intenção é aumentar os recursos destinados ao setor público, desenvolver um plano emergencial para a construção de hospitais e unidades básicas em todo o país e contratar profissionais via programa Mais Médicos.

Na saúde, o plano do PCO sugere a abertura imediata de diversos cursos de medicina e enfermagem, com acesso livre, sem necessidade de vestibular, em universidades públicas. Na educação, a proposta inclui a estatização da rede privada, fim dos vestibulares, ampliação do financiamento público e jornada máxima de 30 horas semanais para professores.

No que diz respeito à habitação, defende-se a ocupação de imóveis ociosos pertencentes a especuladores, proibição de despejos e construção de milhões de moradias para a população.

A reforma agrária visa a alocação rápida de milhões de trabalhadores rurais sem terra e a regularização de terras indígenas em disputa, além da autorização para que trabalhadores rurais e indígenas possam portar armas para sua defesa.

Na área econômica, destacam-se propostas como o cancelamento das privatizações, redução de 50% no preço dos combustíveis, fim da paridade cambial com o dólar, reposição integral das perdas salariais, taxação das grandes fortunas, ajustes da aposentadoria e pensões para cobrir 100% das perdas e aumento emergencial dos salários em 50%. O salário mínimo proposto é de R$ 7,5 mil e o Bolsa Família seria reajustado para pelo menos um salário mínimo. São também propostas a anulação das dívidas dos trabalhadores, o fim da independência do Banco Central e a eliminação dos impostos sobre consumo e salário, incidindo tributos apenas sobre lucros elevados e fortunas maiores.

Quanto aos trabalhadores, o programa prevê o cancelamento da reforma trabalhista e das reformas da previdência, aposentadoria com no máximo 25 anos de contribuição para mulheres e 30 para homens, com reajuste das aposentadorias igual à reposição total das perdas. Propõe-se ainda a redução da jornada para 7 horas diárias e 35 horas semanais, salário-desemprego equivalente ao último salário para todos os desligados e proibição de cortes de serviços essenciais para os desempregados, além da proteção contra despejos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados