Conecte Conosco

Brasil

Procuradores pedem calma frente à crise no STF

Publicado

em

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) lançou nesta quarta-feira (9) uma nota pública solicitando tranquilidade das autoridades envolvidas na crise que atinge o Supremo Tribunal Federal (STF) e atinge o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

“A ANPR convoca todos os agentes públicos envolvidos a manter moderação e respeito à legalidade, com a serenidade de quem acredita que as instituições, construídas ao longo de décadas de desenvolvimento democrático, possuem mecanismos próprios para superar crises e conflitos, assegurando os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito”, afirma o texto.

O comunicado é uma resposta ao aumento das tensões entre os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes, que resultou, nesta semana, no afastamento e posterior retorno ao cargo do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

“As instituições devem sempre prevalecer, e manter sua autoridade é preservar a capacidade do Estado de proteger direitos e manter a ordem democrática”, complementa a nota da ANPR.

A ANPR é a maior organização de membros do Ministério Público Federal, representando cerca de mil procuradores da República.

A entidade é responsável, por exemplo, por elaborar uma lista tríplice da categoria para sugerir a nomeação do procurador-geral da República.

“A democracia brasileira já mostrou, em períodos de crise, habilidade para a autocorreção por vias institucionais. É esse caminho – o da legalidade, do diálogo entre os Poderes e do respeito mútuo entre as instituições – que a ANPR deseja que prevaleça”, conclui o texto.

Sobre a crise

O conflito teve início na semana passada, quando André Mendonça divulgou relatórios parciais da Operação Compliance Zero, da qual é relator.

A investigação apura corrupção de agentes públicos e fraudes financeiras bilionárias supostamente perpetradas pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro, antigo dono do Banco Master.

O material inclui 52 mensagens extraídas do celular apreendido de Vorcaro que, segundo os investigadores, foram enviadas pelo ex-banqueiro ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Em algumas mensagens há referência a pedidos de proteção para Andrei Rodrigues e Paulo Gonet, apontados como responsáveis pelo inquérito policial do caso Master.

Até agora, Alexandre de Moraes nega qualquer contato com o ex-banqueiro. As respostas do interlocutor a Vorcaro não puderam ser recuperadas, informaram os investigadores.

Paulo Gonet, por sua vez, solicitou ao presidente do STF, Edson Fachin, que anule todo o material divulgado por André Mendonça, alegando que o ministro agiu de forma inadequada ao avançar nas investigações contra um colega sem autorização do plenário da Corte.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados