Destaque
Centros da mulher no DF formam 589 alunas e abrem novas turmas
Os Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs), vinculados à Secretaria da Mulher do Distrito Federal, capacitaram 589 mulheres nos três primeiros ciclos de treinamentos profissionais realizados neste ano. As unidades estão localizadas em São Sebastião, Sol Nascente, Sobradinho II e Recanto das Emas.
Na última semana, 210 mulheres receberam seus certificados após concluírem o terceiro ciclo de formação, que incluiu cursos como designer de sobrancelhas, marketing digital, empreendedorismo, tranças e penteados afro. De acordo com a Secretaria da Mulher, esses cursos têm o propósito de fortalecer a independência financeira, estimular o empreendedorismo e ampliar as chances dessas mulheres no mercado de trabalho.
Além de oferecer acolhimento e orientações, os CRMBs mantêm uma agenda contínua de qualificação profissional, abrindo novas turmas todos os meses gratuitamente para a comunidade. Isso cria oportunidades para aprendizado, geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina.
A secretária da Mulher em exercício, Jackeline Aguiar, destacou que os centros são portas para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Uma das formandas, Maria Unice Alves dos Santos, de 57 anos, completou os quatro cursos oferecidos no ciclo e compartilhou que encontrou nos treinamentos uma forma de reorganizar seu dia a dia e recuperar sua autoestima após sair do trabalho por motivos de saúde.
A coordenadora de Atividades, Fernanda Ferreira Lages, afirmou que os resultados ultrapassam a qualificação profissional, promovendo autoconhecimento, autoestima e fortalecendo os vínculos sociais. As cerimônias de entrega dos certificados ocorreram simultaneamente nas quatro unidades e incluíram palestras sobre direitos sociais, prevenção da violência contra a mulher, acesso a serviços públicos e a promoção da autonomia pessoal e social.
Essas orientações foram feitas por profissionais da rede de proteção e instituições parceiras, incluindo estudantes do Centro Universitário de Brasília (Ceub), por meio de um projeto de extensão voltado para cidadania e saúde. As participantes também receberam informações sobre cuidados com a saúde, educação sexual, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e reconhecimento dos diferentes tipos de violência contra a mulher.
A programação ofereceu ainda sarau, atividades de ioga e momentos de integração entre as mulheres das quatro regiões administrativas. Durante as atividades, mães puderam contar com o apoio das salas infantis disponíveis nas unidades.
As inscrições para os próximos ciclos de capacitação já estão abertas, e as interessadas podem se inscrever gratuitamente por meio de um formulário online.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login