Notícias Recentes
PEC para acabar com escala 6×1 no Senado pode ser aprovada este semestre
O senador Humberto Costa (PT) mostrou otimismo em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que elimina a escala de trabalho 6×1 no Senado Federal. A proposta, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (28), agora será analisada pelos senadores, precisando de pelo menos 49 votos favoráveis em dois turnos.
De acordo com Humberto Costa, a pressão da população será fundamental para garantir o avanço da PEC no Senado.
“Estou bastante confiante na aprovação dessa proposta. A pressão será mais forte e eficaz do que na Câmara. A pressão popular é essencial e não pode faltar”, declarou.
A proposta modifica a Constituição para garantir dois dias de descanso remunerado por semana, estabelecendo a escala 5×2 como padrão, sem redução nos salários. Além disso, prevê-se uma redução gradual da jornada semanal, de 44 para 42 horas em até 60 dias após a aprovação, chegando a 40 horas ao final de 12 meses.
Humberto Costa também afirmou que vai trabalhar diretamente na articulação política para apoiar a PEC no Senado, embora a data para votação ainda não tenha sido definida.
“Os trabalhadores terão mais tempo para descansar, estar com a família, dedicar-se à fé e ao lazer. No Senado, vamos empenhar nossos esforços para aprovar esta proposta rapidamente. Não vamos desistir”, afirmou.
O senador ainda criticou os parlamentares contrários à mudança e ressaltou que a população acompanhará o posicionamento de cada senador.
“Nosso objetivo é votar a PEC antes do recesso parlamentar que começa em 17 de julho. Essa é uma pauta urgente que mobiliza a sociedade, e o Senado precisa responder rapidamente em prol dos trabalhadores”, finalizou.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login