Centro-Oeste
TJDFT recebe alunos do Riacho Fundo no programa Conhecendo a Justiça
Na tarde da sexta-feira, 21 de agosto, estudantes do Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo 02 participaram do programa Conhecendo a Justiça, realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Durante a visita, os alunos passaram pelo Memorial, pelo Laboratório de Inovação Aurora e pelo Tribunal do Júri, onde tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Judiciário na região.
No Tribunal do Júri, a juíza Lorena Alves Ocampos recebeu os estudantes e explicou a composição e o processo dos julgamentos, detalhando o papel de cada participante. Ela também respondeu às perguntas dos alunos e falou sobre o trabalho do Poder Judiciário.
Os estudantes também participaram de uma audiência simulada, vivendo na prática os procedimentos jurídicos que normalmente só veem em filmes, séries e na internet. Essa atividade ajudou a aproximar o conceito de Justiça da realidade e incentivou o interesse dos alunos.
O aluno Luiz Otávio comentou que a simulação ajudou a entender melhor como funciona uma audiência, oferecendo uma visão diferente da que ele tinha, baseada em entretenimento. Ele lembrou que aprendeu informações novas da magistrada, principalmente sobre o funcionamento do Tribunal do Júri.
A juíza Lorena Alves Ocampos, que também atua em audiências de custódia no Tribunal, elogiou a iniciativa de aproximar a Justiça dos estudantes. Ela afirmou que já participou antes do projeto e ressaltou a importância de mostrar para crianças e adolescentes do Distrito Federal qual é o papel do Judiciário e como funciona o Tribunal do Júri.
Fonte: Com informações Jornal de Brasília


Você precisa estar logado para postar um comentário Login