Economia
Vieira diz que tarifas não têm justificativa e continuará diálogo com representante dos EUA
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta quinta-feira em Paris que o Brasil apresentou evidências para contestar todos os motivos utilizados pelos Estados Unidos para impor tarifas ao país, ressaltando que as justificativas do governo americano “não são legítimas”.
Vieira confirmou que conversou com o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, durante um encontro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“Tivemos uma conversa em que ele mencionou que as negociações com o Brasil estavam progredindo muito bem. Eu destaquei que é fundamental manter essas conversas, principalmente após os anúncios e os relatórios finais das investigações relacionadas à seção 301. Ele indicou que está disposto a prosseguir com o diálogo, que sempre foi positivo” afirmou Vieira à Globo News em Paris.
Em seu relato, Vieira também mencionou que ambos os países continuarão “dialogando e ajustando pontos”.
“Fornecemos todas as informações necessárias e esperamos que isso seja considerado para comprovar que as tarifas não têm base, pois todas as alegações foram refutadas.”
O ministro ressaltou ainda que apontou a Greer que as recomendações para as tarifas foram feitas antes do término do prazo acordado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na reunião em Washington, no começo de maio. Nessa ocasião, ambos estabeleceram um período de 30 dias para buscar uma solução negociada para as disputas comerciais.
O diálogo entre Vieira e Greer ocorreu logo após o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) sugerir a aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros e propor uma sobretaxa de 12,5% relacionada a alegações de falhas no combate ao trabalho forçado.
De acordo com membros da comitiva brasileira, a conversa aconteceu durante a reunião ministerial da OCDE em Paris, quando Greer abordou o chanceler para um breve cumprimento antes de um painel do evento.
Greer afirmou que o governo dos EUA mantém um contato constante com o Brasil e pretende dar continuidade às negociações em curso.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login