Brasil
Eclipse da Lua: nuvens podem dificultar vista no Brasil; saiba onde o céu estará claro
Um eclipse lunar quase total poderá ser visto em todo o Brasil na noite de quinta-feira, 27, para sexta-feira, 28. Conforme a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Oliveira do Nascimento, cerca de 96,2% da Lua ficará encoberta, fazendo com que o fenômeno seja parecido com um eclipse total.
Para observar o eclipse não é preciso equipamento especial, basta olhar para o céu pelo tempo que desejar. Contudo, a quantidade de nuvens no céu pode prejudicar a visualização.
César Soares, meteorologista da Climatempo, informa que o Rio Grande do Sul é a região mais afetada, com céu nublado e temporais, dificultando a observação do eclipse. Regiões de Santa Catarina e Sul do Paraná também terão condições desfavoráveis para assistir ao fenômeno.
No leste do Nordeste, o céu terá muita nebulosidade em vários momentos, assim como algumas áreas do extremo norte da região Norte do Brasil.
Boas condições para ver o eclipse
César Soares destaca que no interior do Nordeste, região Centro-Oeste e em grande parte do Sudeste (incluindo Minas Gerais, São Paulo e alguns pontos do Rio de Janeiro) as condições serão favoráveis entre a noite e a madrugada, período do eclipse.
No interior do Estado de São Paulo, a chance de observar o eclipse será maior por conta da ausência de nuvens. A faixa leste do estado, capital paulista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira também poderão visualizar, apesar de que em alguns momentos a nebulosidade pode atrapalhar.
Detalhes do eclipse lunar
O eclipse ocorre quando a Lua passa pela sombra projetada pela Terra. Conforme explica Josina, a sombra tem duas partes: a penumbra (sombra clara) e a umbra (sombra escura).
Nos próximos dias, a Lua entrará profundamente na umbra, criando o efeito de uma ‘mordida’ quase total no disco lunar.
Horários do eclipse:
- Início do eclipse penumbral: 27 de agosto, às 22h24.
- Início do eclipse parcial: 27 de agosto, às 23h34.
- Máximo do eclipse parcial: 28 de agosto, às 01h13 (pico do eclipse).
- Fim do eclipse parcial: 28 de agosto, às 02h52.
- Fim do eclipse penumbral: 28 de agosto, às 04h02.
A fase parcial do eclipse, a mais visível, terá duração de 3 horas e 18 minutos.
Próximo eclipse lunar no Brasil
Quem não conseguir ver o eclipse desta semana terá de esperar bastante para o próximo evento similar. Segundo o Observatório Nacional, em 2025 ocorrerão dois eclipses lunares, porém ambos serão penumbrais, com diferenças de brilho quase imperceptíveis a olho nu.
Em 2028, haverá um eclipse parcial da lua no Brasil, na noite entre 11 e 12 de janeiro, mas o escurecimento será pequeno, de apenas 2,4%. No mesmo ano, outros eclipses parciais e totais ocorrerão, mas não serão visíveis do Brasil.
O próximo eclipse lunar total que poderá ser visto em todo o Brasil está previsto para a noite entre 25 e 26 de junho de 2029.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login