Conecte Conosco

Mundo

Irã enfrenta conflito sério com os EUA

Publicado

em

O Irã comunicou, nesta segunda-feira (20), que está envolvido em um conflito em larga escala contra os Estados Unidos, que intensificaram os bombardeios atingindo o centro e o leste do país islâmico.

O confronto se expandiu pelo Oriente Médio, incluindo ataques iranianos a nações do Golfo e o bloqueio navegação no Estreito de Ormuz; além disso, os rebeldes houthis do Iêmen anunciaram cercos aos portos sauditas.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou: “A realidade é que hoje a República Islâmica do Irã está envolvida em um conflito amplo”, após mais uma noite de intensos bombardeios americanos.

Esses ataques resultaram em um morto e vários feridos em Tabriz, no noroeste, distante mais de 1.000 km do Golfo, segundo autoridades locais.

Os bombardeios dos Estados Unidos se estenderam para o centro e leste do Irã, ultrapassando as regiões do sul, foco inicial dos ataques desde 7 de julho, quando as hostilidades foram retomadas.

Os EUA afirmam atingir instalações militares, porém o Irã diz que áreas civis, especialmente em Bushehr, lar da única usina nuclear em operação no país, foram atacadas. A usina de Darkhovin, ainda em construção, também sofreu ataques, conforme informado por Teerã.

O presidente americano Donald Trump alertou que o Irã pagará um alto preço por cada soldado americano perdido, após três militares americanos morrerem recentemente, dois em ataques na Jordânia e um no Iraque.

Desde o início da guerra, 17 soldados americanos morreram, enquanto o Irã contabiliza 50 mortos e mais de 500 feridos desde o início dos combates em julho.

Um acordo de paz assinado em 17 de junho entre Irã e EUA entrou em colapso com a retomada dos conflitos, principalmente devido às disputas sobre o controle do Estreito de Ormuz.

Esforços Diplomáticos

Em represália, o Irã atacou bases nos vizinhos Kuwait e Bahrein, ambos aliados dos EUA, e afirmou continuar negociações com os Estados Unidos via intermediários.

Esmaeil Baqaei, porta-voz da diplomacia iraniana, declarou que esforços diplomáticos têm ocorrido nos últimos dias. O ministro do Interior iraniano, Eskandar Momeni, planeja visitar o Paquistão, um dos mediadores junto com Catar e Omã.

Kuwait relatou novos ataques, enquanto a Guarda Revolucionária iraniana afirmou ter atacado bases americanas no Bahrein. Sirenes antiaéreas foram acionadas em Amã, capital da Jordânia.

Proteção do Tráfego Marítimo

O Irã avisou que tomará medidas necessárias para garantir sua soberania e impedir o uso do Estreito de Ormuz para ameaças à segurança nacional. Essa rota crítica, que conduzia antes um quinto do comércio global de petróleo, está bloqueada desde a retomada dos confrontos.

O bloqueio tem causado aumento nos preços do petróleo, com o barril Brent cotado em cerca de 88 dólares.

A agência britânica de segurança marítima UKMTO reportou ataques a dois navios no Golfo, um próximo aos Emirados Árabes Unidos e outro perto da costa de Omã.

No domingo à noite, o secretário de Estado americano Marco Rubio pediu que a comunidade internacional se una para garantir a segurança do transporte marítimo nesta importante via.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados