Mundo
Seleção do Irã pede paz em mensagem deixada no vestiário
Em uma carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, a seleção de futebol do Irã expressou gratidão à cidade e aos iranianos que apoiaram o time durante sua passagem no país. A mensagem também faz um apelo por paz entre os povos.
Redigida em inglês, a carta foi encontrada após o empate sem gols contra a Bélgica na fase de grupos da Copa do Mundo 2026, que está sendo realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
“Desde a antiga Pérsia de milhares de anos atrás até o Irã moderno, o espírito irânico segue forte e persistente”, destaca o texto. “Chegamos a Los Angeles com orgulho, jogamos com honra e saímos com dignidade.”
A carta menciona a receptividade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos presentes pelo apoio durante a estadia na Califórnia. O texto termina com o desejo de que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações.
Contexto
Desde o início do torneio, após cada jogo disputado nos Estados Unidos, a equipe do Irã precisou retornar a Tijuana, no México, devido às restrições de permanência no território norte-americano.
Antes do início da competição, ficou decidido que a base da equipe seria em Tijuana. Apesar disso, os jogos do Irã na fase inicial ocorreram em solo americano.
Em meio às complicações relacionadas à emissão dos vistos para a equipe iraniana, um representante do Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou à agência Reuters que os documentos necessários foram concedidos tanto aos atletas quanto ao time de apoio. O funcionário ressaltou que não será permitida a utilização do sistema para propósitos ilegais, impedindo que terroristas entrem no país sob falsos pretextos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login