Economia
Trump e Carney discutem antes da aplicação de novas tarifas dos EUA ao Canadá
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, manteve uma conversa decisiva com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na tentativa de impedir a implementação, a partir desta quarta-feira (19), de novas tarifas sobre produtos canadenses.
No mês passado, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre vários produtos importados do Canadá, justificando a medida como uma resposta a um “tratamento desigual” aplicado pelo Canadá a produtos americanos, incluindo bebidas alcoólicas, automóveis e laticínios.
Essas tarifas começam a valer à meia-noite, afetando itens variados como vinho, equipamentos esportivos e cimento.
Carney conversou por telefone com Trump na tarde de terça-feira para discutir essas negociações, segundo uma porta-voz do líder canadense.
Os dois também dialogaram na segunda-feira, momento em que Carney descreveu as negociações como “intensas e delicadas”.
Um representante da Casa Branca informou que qualquer declaração oficial sobre um eventual acordo será feita diretamente por Trump. Até essa confirmação, qualquer especulação deve ser considerada infundada.
As novas tarifas impactam cerca de 5,5% das exportações canadenses para os EUA, equivalendo a aproximadamente 20 bilhões de dólares (104 bilhões de reais), de acordo com a Oxford Economics.
O Canadá integra com os Estados Unidos e o México o acordo comercial T-MEC, que deverá passar por renegociações após Washington anunciar, em 1º de julho, que não pretende renovar o tratado, que agora estará sujeito a revisões e extensões anuais.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login