Conecte Conosco

Centro-Oeste

TJDFT lança exposição sobre JK e a história de Brasília

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) abre na sexta-feira, 21 de agosto, às 17h, a exposição temporária “JK: Entre Cartas e Caminhos”, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, em Brasília. A mostra apresenta cartas, documentos, fotos, moedas, medalhas e selos relacionados a Juscelino Kubitschek, à criação da capital federal e à chegada do Judiciário na nova cidade.

Entre os itens em exposição estão cartas originais escritas à mão por JK para seu motorista, Geraldo Ribeiro. Esses documentos foram doados pela filha de Geraldo ao acervo do Memorial TJDFT e foram restaurados pelo Núcleo de Preservação e Restauração do Senado Federal, graças a uma parceria com o Tribunal.

A exposição também inclui diversas peças históricas que mostram a vida política de Juscelino Kubitschek e aspectos pessoais de sua trajetória, além da ligação com os colaboradores que ajudaram a construir Brasília. A mostra destaca ainda a história da relação entre JK e o TJDFT, que foi criado por atos legais iniciados por ele em 1960, durante a fundação e transferência da capital para Brasília.

Organizada pela Secretaria da Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC), com apoio do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória (Numai) e da Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional (Coami), a exposição tem o objetivo de mostrar como ideias e pessoas se uniram em um projeto que mudou a história do Brasil.

Paralelamente, o TJDFT realizará a palestra “Memórias em Circulação: JK e Brasília na Numismática Brasileira”, no dia 20 de agosto, às 17h, no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. O evento é gratuito e aberto a magistrados, servidores, colaboradores e ao público em geral.

Fonte: Com informações Jornal de Brasília

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados